Noticias

Vírus que promete cafeteira Nespresso circula no WhatsApp

Foto: Divulgação

da redação da Menu

A ESET, empresa de segurança online, alerta sobre a volta de um golpe via que promete uma cafeteira Nespresso grátis a quem participar de uma pesquisa. A fraude foi identificada pela primeira em abril de 2019.

+Golpe pelo WhatsApp promete Heineken de graça
+Aprenda a identificar azeites falsificados ou com defeitos
+Espanha prende quadrilha internacional de falsificação de vinho

“Nestes casos, enfatizamos a importância de analisar o contexto e o conteúdo da mensagem para detectar elementos que indiquem que se trata de uma fraude”, afirma Luis Lubeck, especialista em segurança da informação da ESET América Latina.

Se o usuário clicar no link da mensagem, ele será levado a uma suposta página de prêmios e promoções. A página, porém, não está relacionada a um site oficial da Nespresso.

Para que o usuário não tenha muito tempo para analisar as informações, a quantidade de máquinas de café para doar cai rapidamente a partir do momento em que o usuário acessa o link.

Além disso, o golpe pede para que o usuário encaminhe a mensagem com a promoção falsa para um pelo menos 30 contatos do WhatsApp. Dessa forma, os criminosos buscam aumentar o número de vítimas.

Além de ficarem sem os prêmios prometidos, aqueles que caem no truque passam a assinar serviços de SMS internacionais que são debitados automaticamente na conta do usuário, fazendo com que o golpe leve tempo para ser descoberto.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana