Receitas

Veja 4 dicas para você aproveitar melhor sua air fryer

Foto: iStock

da redação da Menu

Nem todo mundo se impressiona com as fritadeiras air fryer. Embora elas possam fritar alimentos sem usar óleo e, em tese, preparem alimentos mais saudáveis que aqueles fritos pelo método convencional, o resultado nem sempre agrada.

+Aprenda a identificar azeites falsificados ou com defeitos
+Aprenda a fazer bolinho de chuva de churros e doce de leite
+Receita de sorvete de creme defumado que combina com bacon

Segundo o site norte-americano “Insider”, no entanto, a explicação pode estar naquela pecinha atrás da air fryer, ou seja, você. Existem algumas dicas, de acordo com o site, que fazem toda a diferença na hora de fritar comidas. A seguir, selecionamos quatro dessas dicas para você aproveitar ao máximo o seu equipamento.

Não lote a cesta da fritadeira de comida
Segundo Byron Puck, chef do Wolfgang Puck Fine Dining Group, é importante deixar espaço entre os alimentos para que eles fiquem fritos por iguais. Isso porque o ar quente precisa circular bem entre os ingredientes para que o resultado seja perfeito.

Seque os alimentos antes de fritá-los
Para fazer uma costelinha de porco sequinha, por exemplo, a recomendação é secar bem o alimento antes de levá-lo à air fryer. Isso porque comidas com molho demoram mais tempo para dourar. Além disso, a umidade impede que elas fiquem sequinhas e crocantes.

Não esqueça de preaquecer
Assim como um forno comum, as air fryers precisam ser preaquecidas por alguns minutos para que fritem os alimentos por igual e também não deixem as receitas cruas. Quanto mais alta a temperatura, mais tempo será necessário preaquecer o equipamento.

Use um pouco de óleo
Embora os fabricantes digam que não é preciso usar óleo, nada impede de passar um pouco de gordura para que eles fiquem bem fritos. Aliás, é por isso que os nuggets e batatas fritas industriais ficam mais gostosos e têm uma camada de gordura, que ajuda na hora de fritar. Passar um pouco de óleo na comida vai ajudar deixar as comidas dourada e crocantes. Não precisa muito, uma colher de sopa é mais que o suficiente.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana