Noticias

Dia do Miojo: veja receitas e curiosidades sobre o prato

Foto: iStock

da redação da Menu

Existem várias datas comemorativas no mundo da gastronomia. E uma comida que com certeza merece a homenagem é o macarrão instantâneo, chamado carinhosamente de miojo no Brasil, celebrado sempre em 25 de agosto.

+Saiba como turbinar seu miojo com receitas de chef
+Meme mostra como escritores famosos cozinhariam miojo
+Conheça os segredos do lamén e aprenda a fazer em casa

O alimento foi criado em 1958 por Momofuku Ando, fundador do Nissin Foods Group. Durante a reconstrução do Japão após a 2ª Guerra Mundial, época em que muitas pessoas passavam fome no país asiático.

Ando pensou em reduzir esse problema com uma refeição barata e fácil de fazer. Não demorou para que os japoneses se tornassem ávidos consumidores do produto, que depois conquistou fãs em centenas de países.

Segundo a Associação Mundial de Macarrão Instantâneo (Wina, na sigla em inglês), em todo o mundo foram servidas 106,4 bilhões de porções no ano passado. O Brasil é o décimo na lista dos países que mais comem o produto, sendo o principal consumidor na América Latina. Só em 2019, foram servidas 2,4 bilhões de porções no País.

No Brasil, o miojo começou a ser vendido em 1965. De acordo com a Wina, os brasileiros preferem um macarrão instantâneo mais salgado e comido “seco”, ou seja, sem o caldo que é mais comum nos países asiáticos. O sabor galinha é o preferido por aqui.

Até mesmo chefs famosos não dispensam o produto e têm suas versões para o macarrão instantâneo, com ingredientes como camarões e filé-mignon. Confira essas receitas clicando aqui.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana