Receitas

Dia da Cachaça: curiosidades e 15 receitas para celebrar

Foto: iStock

da redação da Menu

Pinga, marvada, danada, mé, birita ou goró. Esses são apenas alguns dos muitos nomes da cachaça, a mais importante bebida brasileira, que começou a ser produzida já no século 16 e é celebrada todos os anos no dia 13 de setembro.

A data foi escolhida pois, em 1660, os produtores de cachaça do Rio de Janeiro lideraram uma rebelião e tomaram o governo da cidade. Era a Revolta da Cachaça, movimento que abriu caminho para a legalização da bebida, o que ocorreu em 13 de setembro de 1661, por ordem da coroa portuguesa.

O Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) estima que o Brasil possua uma capacidade instalada de produção de 1,2 bilhão de litros por ano. No entanto, a produção está estimada entre 700 e 800 milhões de litros/ano.

Segundo dados de 2019, do Anuário da Cachaça do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), existem hoje no Brasil 1.086 estabelecimentos produtores de Cachaça e Aguardente de cana registrados.

A caninha é um dos quatro destilados mais consumidos mundialmente. De acordo com a empresa de pesquisas de mercado Euromonitor, a água-que-passarinho-não bebe é a segunda bebida alcoólica mais consumida no País e representa cerca de 72% do mercado de destilados.

E, nos últimos anos, a cachaça tem sido ainda mais valorizada. Vários produtores estão trabalhando para elevar a qualidade da bebida, experimentando novas técnicas de envelhecimento e também buscando novas madeiras para conferir sabor à bebida.

Com isso, a marvada pode ser tomada tanto pura quanto em coquetéis caprichados. A seguir, selecionamos 15 receitas para você se inspirar e comemorar a mais brasileira das bebidas em casa.

+Dia da Cachaça: Jerez PX é Rapadura
+Aprenda a fazer drinque com cachaça, chocolate e pimenta
+Santi Sour é coquetel refrescante com cachaça e limão
+Dia da Cachaça: Leblon Smash
+Dia da Cachaça: Perere
+Dia da Cachaça: Amigos
+Dia da Cachaça: Dark Clouds Over the Sea
+Dia da Cachaça: Ilhéus
+Dia da Cachaça: Piracás
+Dia da Cachaça: White Banzeiro
+Dia da Cachaça: Rapirucu
+Dia da Cachaça: Sertão
+Dia da Cachaça: Dente de Leão
+Dia da Cachaça: Sour da Terrinha
+Dia da Cachaça: Tiki Brasil

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana