Sem-categoria

Rita Lobo critica sugestão de trocar arroz por macarrão

Foto: Reprodução/Instagram

da redação da Menu

Criadora do site Panelinha, a chef e apresentadora Rita Lobo criticou nesta terça-feira (17) uma reportagem do jornal Extra que sugere que as pessoas troquem o arroz, que está cada vez mais caro, por opções mais baratas.

+Não desperdice arroz! Veja 7 receitas para aproveitar tudo
+Café, arroz e feijão são os alimentos preferidos dos brasileiros
+Rita Lobo dá dicas e ensina receitas em lives no Instagram

“Não dá para mandar a população substituir o arroz com feijão! Fora que, quando o assunto é alimentação, a ideia de substituir já denuncia um problema. Alimentação saudável pressupõe variação!”, escreveu a chef no Twitter.

“Arroz e feijão, juntos, como base da nossa alimentação, são o resultado do processo evolutivo-histórico: é a comida que deu certo!”, acrescentou a apresentadora.

Após o comentário, alguns usuários foram ao perfil da cozinheira defender a troca, mas ela não cedeu. “Ritinha amada, aprendi com você que substituições são bem vindas! Não tem arroz, faça um com couve flor ou mesmo um macarrão, que vai muito bem!”, afirmou uma usuária da rede social.

A resposta foi dura. “‘Amada’, couve-flor é uma hortaliça; arroz, um cereal. O certo é somar, não ‘substituir’. Não é possível que você não entenda o significado do brasileiro não poder comprar alimentos que fazem parte da cesta básica. Cadê a compaixão?”, rebateu Rita.

Quando outro usuário sugeriu comer macarrão no lugar do arroz, ela explicou que a combinação mais popular do Brasil não é apenas uma escolha econômica. “Arroz com feijão não é questão de gosto, mas de cultura, história… É um patrimônio que deve ser cuidado”, disse.

Enquanto o preço do arroz não cai nos supermercados, a chef recomenda aproveitar ao máximo o ingrediente, inclusive as sobras, ou trocá-lo por outros cereais.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana