Receitas

Confira 5 dicas para fazer a costela na brasa perfeita

Foto: Claudio Wakahara/Divulgação

da redação da Menu

Neste mês de novembro, o restaurante Templo da Carne Marcos Bassi realiza o Festival da Costela, no qual o corte bovino é temperado apenas com sal grosso e assado lentamente na brasa, para ficar bem macio e suculento.

Aproveitando que o corte está em destaque, pedimos para Tatiana Bassi, uma das sócias da casa e herdeira do lendário churrasqueiro Marcos Bassi, revelar suas dicas para fazer uma costela perfeita na churrasqueira.

Para quem preferir evitar o trabalho e provar a costela no restaurante, os preços vão de R$ 128 (para uma pessoa) até R$ 498 (para seis pessoas). É importante reservar o prato antecipadamente, pois as peças demandam horas de preparo e estão servidas em quantidades limitadas.

Aprenda a fazer a costela na brasa perfeita

1) Escolha costelas de janela com cerca de 8 kg e que apresentem uma boa camada de gordura e de carne. A gordura é necessária para a manter a suculência da costela.

2) Use o sal grosso de granulo grande (lojas de carnes especializadas costumam ter o produto). O tamanho do sal importa: quanto maior, mais lentamente ele derrete sobre a carne na brasa.

3) Salgue toda a peça uniformemente e aguarde cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, retire o excesso de sal e, só então, leve a carne à churrasqueira,

4) Uma costela de janela de aproximadamente 8kg deve ser posicionada a 60 cm da brasa, com os ossos virados para baixo e a gordura para cima.

5) Quando a carne começar a destacar do osso, é o momento de virar a peça. Esse processo demora cerca de 5 a 6 horas. Após virar, aguarde mais 2 horas aproximadamente. Estará pronta e saborosa!

Templo da Carne Marcos Bassi
Rua Treze de Maio, 668 – Bela Vista, São Paulo
(11) 3289-8070, (11) 3251-1488 ou (11) 3253-8449

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana