Noticias

Chef tenta reverter a perda de paladar em documentário gratuito; assista

Foto: BBVA

da redação da Menu

A perda ou alteração temporária do olfato e do paladar são uns dos sintomas mais característicos da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

+Documentário mostra ascensão e queda do “Rei do Donut”
+Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+Nova temporada de ‘Chef’s Table’ explora mundo do churrasco

Chamada de disgeusia, essa condição é comum pode afetar permanente pacientes de câncer tratados com quimioterapia e tabagistas, por exemplo. Estima-se que mais de 1,27 bilhão de pessoas no mundo sintam alguma alteração no paladar.

Pensando em como reverter essa situação, o chef confeiteiro Jordi Roca, do premiado restaurante El Celler de Can Roca, na Espanha, começou a pesquisar o tema e acabou recebendo o apoio financeiro do banco BBVA para aprofundar essa investigação.

E o resultado desse trabalho se transformou no curta-documentário “El Sentido del Cacao” (O Sentido do Cacau), que pode ser assistido gratuitamente no YouTube.

O filme mostra o chef preparando receitas específicas para seis participantes com disgeusia. Cada sobremesa foi criada de acordo com as memórias gustativas dessas pessoas – o objetivo foi descobrir se as lembranças poderiam fazê-las voltar a sentir algum gosto. A seguir, você pode conferir como foi a experiência.

 

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana