Noticias

MasterChef: em episódio só com participantes negros, vencedor quer abrir restaurante com preços populares

Carlos Reinis/Band

da redação da Menu

Mostrando garra e conhecimento, o corretor de imóveis Luiz, de 31 anos, foi o campeão do 21º episódio do MasterChef 2020, da Band. Ele venceu as duas provas do programa desta terça-feira (2) ao preparar para os chefs um pudim e um galeto recheado.

Morador da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, Luiz aprendeu cozinhar ainda criança por necessidade, já que sua mãe trabalhava em três empregos para manter a casa e os filhos.

Quando tinha apenas 9 anos, Luiz vendeu um tênis e, com o dinheiro, comprou macarrão e salsicha, que cozinhou para a família. A partir daí, não parou mais.

Mais tarde, ele chegou a cogitar investir na carreira culinária, mas a necessidade de trabalhar o impediu de se dedicar aos estudos. “Queria cursar gastronomia, mas não tive oportunidade. Eu tinha um conhecido que fazia a faculdade, mas eram realidades diferentes. Enquanto eu estava indo trabalhar, ele podia estudar, a família pagava”, disse Luiz ao Portal da Band.

Corretor de imóveis há 8 anos, ele conta que o racismo é uma das dificuldades que enfrenta na atual profissão. “Muitas pessoas têm preconceito para aceitar um negro dando conselhos sobre investimentos, dizendo onde é um lugar bom para morar. Mas ninguém deve abaixar a cabeça para o racismo. Precisamos buscar sempre o melhor, embora a gente não tenha a cultura de achar que merece. Muita mudança precisa acontecer, mas tenho muito orgulho da minha cor”, diz.

O 21º episódio do MasterChef Brasil contou apenas com participantes negros na cozinha. Após a vitória, Luiz sonha em ter um restaurante a preços populares. “Quero fazer um restaurante que sirva bons pratos com preços entre R$ 5 a R$ 15. É algo revolucionário e que vai mudar um pouco a cara do mercado”, disse.

Com os prêmios do MasterChef e uma bolsa para investir na educação, Luiz quer seguir sendo exemplo para o filho, Jamal: “Ele vai até chorar quando descobrir que ganhei o programa. Vou estudar e transformar essa vitória em profissão”.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana