Noticias

Café pode ser usado para diagnosticar covid, afirmam médicos

Foto: iStock

da redação da Menu

Um dos sintomas mais comuns da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, é a perda temporária do olfato. A condição é chamada de anosmia e atinge pelo menos 50% das pessoas contaminadas, mesmo aquelas que não apresentam sintomas graves.

+Chef tenta reverter a perda de paladar em documentário gratuito; assista
+Russos terão que ficar 2 meses sem beber para tomar vacina contra covid
+Restaurantes oferecem maior risco de transmissão de covid, diz estudo

Por causa disso, alguns médicos estão sugerindo um teste fácil e que pode ser feito em praticamente qualquer lugar para diagnosticar a doença: pegar café em pó e tentar sentir os aromas do produto, enquanto usam uma máscara de segurança.

“Basta colocar um pouco de pó de café em um recipiente, esticar o braço, e observar se é possível sentir o cheiro do ingrediente”, ensina James Schwob, professor da Escola de Medicina da Universidade de Tufts, do Estado de Massachusetts (EUA). O teste também pode ser feito esfregando um pouco de álcool ou xampu na mão.

“Se seu nariz não está congestionado e você está com problemas para reconhecer aromas familiares, pode ser uma boa ideia procurar um médico e fazer o exame de covid-19”, acrescentou Schwob.

Richard Doty, diretor do Centro de Aroma e Paladar da Escola Medicina da Universidade da Pensilvânia, faz a mesma recomendação. “Se você não conseguir sentir os aromas ou os sabores de café ou chocolate, pode ser que esteja perdendo o olfato”, disse.

Como o teste não é 100% eficaz, os especialistas recomendam procurar um médico, especialmente se você apresentar outros sintomas de covid e continuar sentindo os cheiros de alimentos e outros produtos.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana