Noticias

Queijo também pode ser congelado; saiba quais guardar no freezer

Foto: iStock

Embora muitos queijos tenham uma longa data de validade, eles eventualmente estragam. Alguns especialistas inclusive afirmam que eles não estragam – é só remover o mofo que fica na superfície.

+Confira 3 dicas fáceis para o pão ficar fresquinho por mais tempo
+Aprenda a congelar verduras e legumes e ganhe tempo na cozinha
+Aprenda a usar o freezer como aliado durante a quarentena

Mas se você não quer arriscar, saiba que queijos podem ser congelados por alguns meses. É uma boa saída para quem mora sozinho ou naqueles casos que você compra mais do que deveria.

Infelizmente, nem todos os tipos de queijos (e há centenas) podem ser congelados. Em geral, aqueles que podem ser conservados no freezer são os com textura mais firme, como parmesão, gouda e emmenthal.

Antes de guardá-los no congelador, o ideal é ralar os produtos na espessura desejada, embrulhe-os em papel-manteiga e armazene-os em um saco plástico com fecho hermético.

No caso de queijos fatiados, é importante usar pedaços de papel-manteiga para separar as fatias, para evitar que elas grudem. É uma mão na roda para finalizar receitas como risotos, massas e até para preparar sanduíches.

Brie, camembert e cream cheese, por sua vez, não combinam com temperaturas muito baixas. Isso porque, no freezer, eles ficam mais secos e perdem sua textura cremosa. Os queijos podem ser congelados por até seis meses.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana