Noticias

Novo livro de Ferran Adrià explora as origens da cozinha

Foto: elBulliarchive/Juanjo Everman

Considerado um dos maiores chefs do mundo, o espanhol Ferran Adrià investiga a origem da cozinha em seu novo livro “The Origins of Cooking: Palaeolithic and Neolithic Cooking” (“As Origens da Cozinha: Cozinhando no Paleolítico e Neolítico”, em português). É o terceiro livro da coleção Bullipedia, que conta ainda com “Coffe Sapiens” e “What Sapiens”.

+Enciclopédia tem bolos para cozinheiros de todos os níveis
+Livro e festival celebram Semana Mundial do Veganismo em SP
+Livro comemora 140 anos da imigração libanesa no Brasil

O ponto mais importante do novo livro é a colaboração de arqueólogos. antropólogos e historiadores que procuram montar o quebra-cabeças do surgimento dos primeiros preparos culinários e nossa relação com a comida ao longo do tempo.

Dividido em quatro fases, a evolução da comida mostra como era a alimentação antes da descoberta do fogo, o que mudou depois que os seres humanos começaram a manusear o fogo, como a comida se transformou à medida que os humanos começaram a construir seus primeiros assentamentos e, por fim, as mudanças trazidas pela invenção da olaria, que permitiu cozinhar em panelas e outros utensílios.

O livro será oficialmente lançado em 24 de fevereiro com texto apenas em inglês (outras traduções devem ser lançadas em seguida). Com cerca de 600 páginas e preço inicial de R$ 850 nas lojas virtuais, está longe de ser um livro em conta. Mas com certeza é um título essencial na estante de qualquer pessoa que leva a gastronomia a sério.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana