Noticias

Espinafres online mandam e-mails com dados sobre o aquecimento global

Foto: iStock

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, são famosos por fazerem coisas estranhas. A mais recente maluquice desses pesquisadores foi conectar uma pequena plantação de espinafres à internet e ensiná-los a mandar e-mails.

+Frituras aumentam risco de infarto em 28%, afirma novo estudo
+Cientistas explicam por que a comida gruda em frigideiras antiaderentes
+Queijo e vinho tinto ajudam a manter o cérebro saudável, diz estudo

O objetivo é nobre: segundo os pesquisadores, as mensagens enviadas trazem alertas sobre o aquecimento global, de acordo com reportagem do site “EuroNews”. Em artigo publicado no periódico científico “Nature Materials”, os cientistas explicam que as “plantas são muito sensíveis a mudanças ambientais”.

“Elas podem detectar pequenas alterações no solo e saber quando vai haver uma seca bem antes que os seres humanos”, afirmou Michael Strano, responsável pelo estudo.

Para obter esses dados, os pesquisadores criaram uma tecnologia chamada “nanobiônica vegetal”, que conecta sensores às raízes dos espinafres para identificar as alterações no ambiente.

Quando uma variação é registrada, os vegetais emitem um sinal específico para uma câmera infravermelha. Em seguida, o equipamento dispara um e-mail com os dados coletados para os cientistas.

Strano acrescenta que o sistema pode ser usado para detectar áreas poluídas e adotar medidas para reverter o problema.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana