Receitas

Sushiman ensina passo a passo como preparar temakis em casa

Foto: iStock

Fazer sashimis e sushis com perfeição leva tempo . No Japão, muitos profissionais passam por anos de aprendizado antes de receberem permissão para preparar e servir os bolinhos de arroz cobertos com peixes aos clientes.

Felizmente, alguns tipos de sushi são mais simples de executar, caso dos populares temakis. Claro, existem alguns truques para conseguir um bom temaki, mas nada muito complicado – dá até para fazer em casa.

Para ensinar a você como preparar a receita em sua cozinha, pedimos a ajuda do especialista Alê Bispo, do Kyodo Temaki, em São Paulo, que oferece 28 variações do cone de alga, arroz e peixe (mas não só) e em seu restaurante.

Além de dicas essenciais, ele mostra passo a passo o jeito certo de enrolar esse tipo de sushi. Com um pouco de treino, você logo vai se tornar um craque dos temakis e inventar suas próprias combinações. Confira a seguir.

1) Arroz
“É a parte mais trabalhosa, já que o preparo é muito diferente do arroz normal”, explica Bispo. O especialista recomenda comprar o molho su, usado para temperar o arroz, em lojas especializadas em produtos orientais ou em grandes supermercados. Você também pode fazer tudo em casa, se quiser, seguindo essa receita.

2) Alga
Chamada de nori, é vendida em folhas que devem ser usadas rapidamente, para o temaki ficar crocante. Separe as folhas e corte-as ao meio na hora de usar. A parte brilhante fica do lado de fora.

3) Recheios
Podem ser crus ou quentes, de acordo com seu gosto, diz Bispo. No caso de peixes, é melhor cortá-los em cubos. “A textura fica melhor e você sente mais o gosto”, afirma. Se quiser usar shimeji ou ingredientes quentes, é importante que eles não estejam muito úmidos, para o temaki não desmanchar.

4) Menos é mais
A sugestão do sushiman é fazer temakis um pouco menores que o tradicional. “Quanto mais recheio você colocar, maior vai ficar o seu temaki. Só que quanto mais tempo você demora para comer, mais a alga vai murchando”, ensina.

“Minha dica é fazer um temaki pequeno, com uma bolinha de arroz e duas colheres de recheio (uma dentro e uma no topo), para comer rapidinho e aproveitar a alga bem crocante”, orienta.

6) Como enrolar
Agora que você já sabe o básico, está na hora de finalizar seu temaki.

Foto: Alê Bispo/Kyodo Temaki

Posicione o retângulo na mão esquerda, e coloque aproximadamente uma colher de arroz, mais para o canto esquerdo.

Foto: Alê Bispo/Kyodo Temaki

Coloque o recheio escolhido ao lado do arroz. Puxe o canto inferior esquerdo da alga e leve ela até em cima, como se fosse fazer uma dobradura.

Conforme for puxando a ponta do nori para cima, você vai enrolando o cone do seu temaki.

Foto: Alê Bispo/Kyodo Temaki

Depois de finalizado, acrescente mais recheio a gosto no topo do temaki, com o auxílio de uma colher.

Foto: Alê Bispo/Kyodo Temaki

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana