Receitas

Confira receitas de 5 pratos que foram inventados por acaso

Foto: iStock

Amador ou profissional, todo cozinheiro já errou feio na hora de preparar uma receita – e ainda por cima teve que comer o desastre por falta de opção. Acidentes culinários, porém, às vezes dão mais certo do que se imagina. Muitas receitas hoje famosas, como cereal matinal e iogurte, surgiram por acaso. Conheça a seguir as histórias de cinco desses “erros”.

Foto: iStock

Brownies
A versão mais famosa é que o bolo de chocolate cremoso por dentro e com uma casquinha crocante por fora foi inventada pela economista Mildred Brown Schrumpf, da cidade de Bangor, no Estado do Maine (EUA). Segundo o livro Betty Crocker’s Baking Classics, a receita surgiu quando Mildred fez um bolo que não cresceu.

Foto: iStock

Casquinha de sorvete
Neste caso, a invenção tem mais a ver com improviso. Durante a Feira Mundial de St. Louis de 1904 (EUA) um vendedor de sorvete ficou sem copinhos para servir os produtos aos clientes. Para ajudá-lo, o comerciante sírio Ernest Hamwi, que vendia doces ao lado, transformou suas panquecas em cones e o improviso entrou para a história.

Foto: iStock

Cereal matinal
Os flocos de milho que fazem parte do café da manhã de milhões de pessoas surgiram quando os irmãos John e Will Kellogg (que vieram a ser os fundadores da marca Kellogg’s) estavam tentando fazer granola. A dupla acidentalmente usou flocos de trigo e o resultado foi o ponto de partida para a criação da versão com flocos de milho.

Foto: iStock

Iogurte
Consumido no mundo inteiro, o iogurte foi inventado por acidente na Ásia Central. Há milhares de anos, pastores da região usavam estômagos de animais para armazenar o leite. Depois de um tempo guardado, o leite engrossava e o sabor ficava ligeiramente ácido e os corajosos pastores passaram a consumir o alimento dessa maneira.

Foto: iStock

Tarte Tatin
A famosa receita foi inventada pelas irmãs francesas Stéphanie e Caroline Tatin, na cidade de Lamotte-Beuvron, há cerca de 150 km de Paris. Reza a lenda que, em um certo dia dos anos 1880, Stéphanie estava fazendo uma torta de maçã e simplesmente esqueceu da massa. Para não perder a sobremesa, ela cobriu a forma da torta com a massa. Quando a massa assou, ela apenas virou a forma e assim nasceu o clássico doce.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana