Noticias

Receita de carbonara com tomate do New York Times deixa italianos furiosos

Foto: Divulgação

Italianos são bastante orgulhosos de sua gastronomia e não ficam muito felizes quando veem suas tradicionais receitas serem completamente modificadas em outros em países.

+Aprenda a fazer o carbonara perfeito, com guanciale e pecorino
+Pizza com ketchup? Jacquin comenta “tretas” gastronômicas; assista
+Aprenda a fazer a receita de “carbonara di pato” do Antonietta Cucina
+Chef acusa Gordon Ramsay de roubar sua receita de carbonara

Em geral, eles são bastante tolerantes com invenções, mas tudo tem limite, como ficou claro após a publicação de uma receita de carbonara com tomate defumado, no jornal norte-americano “The New York Times”.

Preparada pela culinarista Kay Chun, a versão com tomate publicada no “Times” leva ainda bacon e parmesão, ingredientes que dificilmente são usados em um carbonara tradicional.

A onda de indignação começou com comentários de foodies italianos nas redes sociais. “Isso nem de perto é um carbonara. Parem com essa loucura”, comentou um deles ao ver o post da receita no Twitter.

A receita acabou atraindo a atenção – e a ira – da Coldiretti, maior associação de produtores artesanais da Itália, e de chefs do País da Bota. “A receita com tomate é apenas a ponta do iceberg na falsificação de pratos italianos tradicionais”, afirmou a associação, segundo reportagem do diário britânico “The Guardian”.

“Sigo o New York Times no Twitter e achei que a receita era uma brincadeira”, disse Alessandro Pipero, chef do Pipero Roma e conhecido como o “rei do carbonara”, ao jornal italiano “Corriere della Sera”. “É a mesma coisa que colocar mortadela no sushi”, acrescentou.

Para os italianos, um carbonara autêntico leva guanciale (bochecha de porco curada), queijo pecorino e ovos. Bacon, parmesão e creme de leite, por sua vez, nunca devem ser usados ao preparar o clássico prato.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana