Noticias

ONU diz que 121 kg de comida per capita são desperdiçados por ano

Foto: iStock

A ONU afirmou que 17% do total de alimentos disponíveis para o consumo em 2019, o equivalente a cerca de 930 milhões de toneladas de comida, foram para o lixo. Esse valor indica que foram desperdiçados, per capita, 121 kg de alimentos – quantidade suficiente para alimentar o mundo inteiro, caso esses produtos fossem distribuídos de maneira equânime.

+Tereré ganha status de Patrimônio Imaterial da Humanidade
+Unesco declara cuscuz como Patrimônio Imaterial da Humanidade
+ONU lança campanha para reduzir o desperdício de alimentos

Os dados fazem parte do Índice do Desperdício de Alimentos, estudo lançado neste mês de março pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (Pnuma) e a organização inglesa The Waste and Resources Action Programme (Wrap).

Em entrevista ao site “Money Times”, Gustavo Porpino, especialista no tema da Embrapa Alimentos e Territórios de Maceió (AL) e colaborador do estudo da ONU, disse que a pesquisa mais recente contradiz a narrativa de que o desperdício estava mais concentrado nos países desenvolvidos.

“O estudo indica que ações para reduzir o problema são relevantes tanto em países desenvolvidos quanto em países emergentes. Nos países de renda média-baixa, o desperdício estimado nas famílias foi até maior do que em países de alta renda”, afirmou, Porpino.

Segundo o especialista, “isso se dá porque a classe média baixa tem mais dificuldades de planejar as compras, não possuem meios para preservar bem os alimentos e um segmento não reaproveita as sobras das refeições. Educação e comunicação para mudança comportamental são importantes para reverter este quadro”, avalia.

+Não desperdice arroz! Veja 7 receitas para aproveitar tudo
+Robô online ajuda a reaproveitar sobras da geladeira
+5 dicas para organizar a geladeira e não desperdiçar comida
+Conheça 10 ingredientes que duram até 2 semanas na geladeira

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana