Noticias

Dia do Tiramisù: confira 5 curiosidades e 5 receitas para comemorar a data

Foto: iStock

Popular dentro e fora da Itália, o tiramisù tem até uma data oficial: 21 de março, quando a sobremesa é celebrada com versões tradicionais e outras nem tanto em vários países do mundo. Confira a seguir cinco curiosidades sobre o doce e cinco receitas para fazer em casa.

+Faça em casa a receita de tiramisù do Eataly
+Aprenda a fazer a premiada receita de tiramisù do Fasano
+Aprenda a fazer o tiramisù de matchá do chef Cesar Yukio
+Aprenda a preparar tiramisù com mascarpone feito em casa
+Receita de Tiramisù clássico

Páscoa
O tiramisù é a sobremesa mais preparada na Itália durante a Semana Santa, de acordo com dados do Google Trends. É nesse período que as buscas pela receita chegam ao pico de popularidade. Em 2020, por exemplo, as buscas se concentraram entre os dias 5 e 11 de abril – e a Páscoa caiu no dia 12 de abril, no ano passado.


Gigante
Em 2018, uma equipe de confeiteiros italianos entrou para o Guiness após fazer o triamisù mais longo do mundo, com 273,5 metros de comprimento. Segundo reportagem da agência “Ansa”, foram necessários 50 mil biscoitos, 500 kg de mascarpone, 300 litros de café, 65 kg de açúcar, 60 kg de gema de ovo, 70 kg de clara de ovo e 65 kg de cacau amargo para fazer a gigantesca sobremesa.

Global
A “Ansa” informa também que, segundo a Accademia Italiana della Crusca, principal instituição linguística da Itália, o termo está presente como “italianismo gastronômico” em 23 idiomas diferentes. O vocábulo é mencionado milhões de vezes em sites do mundo inteiro. A palavra aparece 14 milhões de vezes em chinês, 7,8 milhões em japonês, 3,4 milhões em alemão, 3,1 milhões em francês, 2,2 milhões em espanhol e 18,6 milhões em inglês.

Origem
O nome do doce provém da expressão em italiano “tirami sù”, que significa algo como “puxa-me para cima” ou “levanta-me”. Muitas regiões da Itália se consideram “mães” do doce, entre elas Piemonte, Lombardia e Toscana, e há diferentes histórias sobre sua criação – como uma versão que diz que a sobremesa surgiu em um orfanato de uma pequena cidade italiana.

Homenagem
O “Dia do Tiramisù” foi criado por Clara e Gigi Padovani, autores do livro “Tisamisù. História, curiosidades, interpretações do doce italiano mais amado”, e do fundador do Eataly, Oscar Farinetti.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana