Noticias

Livro gratuito traz receitas para quem perdeu o paladar por causa da covid

Foto: iStock

Dois sintomas que costumam ser registrados por pacientes que desenvolveram a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são a perda do olfato e/ou do paladar.

+Covid pode provocar perda permanente do paladar
+Café pode ser usado para diagnosticar covid, afirmam médicos
+Chef tenta reverter a perda de paladar em documentário gratuito; assista

Na maioria dos casos, os sentidos costumam ser recobrados alguns dias depois, mas há pacientes que levam meses para voltar a sentir o cheiro ou o sabor dos alimentos.

Foi pensando nisso que os chefs britânicos Ryan Riley e Kimberley Duke criaram um livro de receitas com combinações de sabores diferentes para ajudar àqueles que ainda não recuperaram o prazer de comer.

“Ingredientes como alho, cebola e ovos se tornam repulsivos para as pessoas que perderam o olfato ou o paladar por causa da covid-19”, afirmou Riley em entrevista ao canal CTV News, do Canadá.

Riley tem experiência nesse tipo de receitas: ele perdeu sua mãe para um câncer, que fez com que ela deixasse de sentir o gosto da comida. Desde então ele tem desenvolvido pratos para ajudar pacientes com o mesmo problema.

Entre as combinações criadas pelos chefs, estão tacos de abacaxi e salada de frutas com baunilha e yuzu, fruta cítrica asiática.

Moradores do Reino Unido podem adquirir o livro físico por apenas 3 libras esterlinas (R$ 10) mais as despesas de postagem. Já o livro digital poderá ser baixado gratuitamente a partir da próxima segunda-feira (29), no site https://tasteandflavourbook.com/.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana