Noticias

Curta-metragem gratuito conta a “origem” do carbonara

Foto: Divulgação

Até hoje, a origem de várias receitas, mesmo as mais famosas, é incerta. Além da falta de registros oficiais, a autoria de muitos pratos está envolvida em lendas. É o caso do espaguete à carbonara.

+Carbonara com tomate do New York Times deixa italianos furiosos
+Aprenda a fazer o carbonara perfeito
+Aprenda a receita de spaghetti alla carbonara di mare

Apesar de receitas parecidas serem conhecidas antes, a versão que ficou popular mundo afora, com ovo, queijo e bacon, é inspirada em uma história não comprovada de que o carbonara foi criado para alimentar soldados norte-americanos durante a 2ª Guerra Mundial.

E é essa a “origem” retratada no curta-metragem “CareBonara, The Origins of Carbonara”, curta-metragem gratuito que estreou nesta quinta-feira (1º) no YouTube.

Encomendado pela fabricante de massas italiana Barilla para o Dia do Carbonara, celebrado em 6 de abril, o vídeo conta como o encontro de um soldado dos EUA e de um chef italiano levaram à criação da massa que hoje está presente em restaurantes do mundo inteiro.

O curta-metragem faz parte da campanha CAREBonara da marca, que também inclui a doação de 1 milhão de pratos de massa ao longo do ano para pessoas socialmente vulneráveis.

Os pratos serão preparados em parceria com a Food For Soul, que administra os Reffetorios, restaurantes populares presentes na Europa, Américas e Ásia e idealizados pelo italiano Massimo Bottura, um dos chefs mais premiados da atualidade.

No Brasil, a ação solidária será realizada no Rio de Janeiro, na sede da organização sem fins-lucrativos Gastromotiva. “Com um pouco de criatividade, cultura, conhecimento e loucura, criamos um incrível carbonara com casca de banana, uma refeição inesperada e realmente surpreendente.”

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana