Noticias

Receita simples de lentilha na pressão

Receita simples de lentilha na pressão (Foto: Reprodução/iStock)
Receita simples de lentilha na pressão (Foto: Reprodução/iStock)

Receita simples de lentilha na pressão, por Carlos Ribeiro

+ Café, arroz e feijão são os alimentos preferidos dos brasileiros
+ Receita de caldinho de feijão do Pirajá
+ Deliciosa receita de hambúrguer de feijão preto

Receita simples de lentilha na pressão (Foto: Reprodução/iStock)

Receita simples de lentilha na pressão (Foto: Reprodução/iStock)

Ingredientes

200 g de lentilhas secas; 50 g de bacon em cubinhos; sal a gosto; água quanto baste.

Modo de preparo

Lave as lentilhas e coloque-as de molho em água fria por 20 minutos. Após esse período, escorra e coloque-as numa panela de pressão junto com o bacon e o sal. Cubra as lentilhas com água até ultrapassar 2 dedos acima dos grãos. Feche a tampa da panela e leve ao fogo alto. Deixe cozinhar por 12 minutos, contados a partir do momento em que a panela pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a panela esfriar bem antes de abrir, para sair a pressão e evitar acidentes. Reserve.

Para servir

Acomode as lentilhas numa tigela e sirva misturada com arroz ou com o caldo de sua preferencia, como legumes, frango, carne ou vitela.

Dica do chef

Depois de retirar as tilhas da pressão, coloque-as num escorredor e deixe correr bastante água fria sobre elas , para cessar o cozimento. Misturadas com arroz, ou caldo, as lentilhas são um excelente acompanhamento para carnes.

Rendimento: 6 porções
Preparo: 40 minutos
Execução: fácil

Feijão ou lentilha: qual é o melhor?

Não há uma resposta exata para essa pergunta. O feijão é melhor que a lentilha em alguns quesitos, mas pior em outros. Na prática, podemos dizer que os alimentos são muito similares em termos de função para o organismo e optar por um ou outro pode ser uma simples questão de preferência.

Em uma comparação direta, uma porção de 100 gramas de feijão cozido tem menos calorias do que a mesma quantidade de lentilha: são 76 Kcal contra 93 Kcal. Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão.

Em contrapartida, o feijão vence no comparativo quando o assunto é a quantidade cálcio (27 mg a cada 100 gramas) e de fibras (8,5 gramas a cada 100 gramas). Em termos de ferro e ácido fólico ambos os grãos são equivalentes e escolher um ou outro não impactará diretamente na sua dieta.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana