Comidas

Donut foi invenção dos gregos: veja mais descobertas surpreendentes sobre origem de alimentos

Foto: BoredPanda/Reprodução

O donut não é uma invenção de uma rede dos Estados Unidos e essa é realmente uma descoberta surpreendente sobre a rosquinha eternizada pelo desenho Os Simpsons.

+Provamos a nova Torta Holandesa Oreo e mais sobremesas que chegaram ao Brasil
+Oreo quebra recorde mundial de molhar o biscoito
+Hershey quebra recorde de maior barra de chocolate do mundo

Loukoumades, como são conhecidos na Grécia, país de origem, são essencialmente pequenas bolas de donut cobertas com mel e nozes. Também são consideradas as sobremesas mais antigas já registradas, datando dos primeiros Jogos Olímpicos em 776 aC.

Muitos pensam que o sorvete é uma invenção de algum doceiro da Itália, onde existem os famosos gelatos. Mas, na verdade, o alimento tem origem na Mongólia. Consta na história do povo que cavaleiros mongóis carregavam leite de búfala ou iaque através do deserto de Gobi. Mas, à medida que a temperatura caía e eles galopavam, o leite congelava ao ser batido.

Após anos nos enganando e acreditando que o croissant verdadeiro é francês, descobrimos que o pão foi, antes, uma tradição austríaca. Muitos historiadores acreditam que o produto em forma de meia-lua remonta às padarias de mosteiros e era cozido como parte dos costumes pagãos para celebrar a Páscoa.

Os churros também não são dos espanhóis, nem dos mexicanos, como nos faz pensar o seriado do Chaves. Ele vem da China, assim como a massa de macarrão que muitos pensam ser da Itália.

Uma última e não menos impactante descoberta: o fish and chips, famoso como prato típico do Reino Unido, feito com peixe empanado e batatas fritas, é, na verdade, de Portugal. Diz-se que os judeus sefarditas levaram o prato andaluz secular chamado peshkado quando fugiam da perseguição religiosa no século XIV. O peixe branco era frito em uma fina camada de farinha que ficava pronta para o sábado, mas a batata só se popularizou no século XVIII como acompanhamento perfeito. Agora você já sabe porque essa é um refeição comum às sextas-feiras.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana