Noticias

Conheça Loretta Harmes, chef que nunca mais poderá comer na vida

Foto: Amy Maidment

Seis anos atrás, a chef britânica Loretta Harmes fez sua última refeição “de verdade”, um prato de batatas assadas. Desde então, Loretta só consegue se alimentar por meio de uma sonda nasal.

+Livro gratuito traz receitas para quem perdeu o paladar por causa da covid
+Condição rara faz homem ficar bêbado comendo doces
+Chef tenta reverter a perda de paladar em documentário gratuito; assista

Foi nessa época que Loretta descobriu ter a Síndrome de Ehlers-Danlos, doença genética que afeta os tecidos conjuntivos. No caso da cozinheira, a doença deixou seu estômago parcialmente paralisado, impedindo a digestão completa de alimentos sólidos.

Em entrevista à BBC, a chef contou que costumava sentir dores estomacais terríveis após comer. Com medo de se alimentar, ela desenvolveu anorexia durante a adolescência e chegou a pesar apenas 25 kg.

Em 2015, já com 23 anos, Loretta consultou um gastroenterologista, que, após uma série de exames, identificou a causa das dores da jovem.

Para tratar a rara condição, (a cada 150 mil pessoas, apenas uma é acometida pela Síndrome de Ehlers-Danlos), a cozinheira se alimenta por 18 horas através da sonda nasal.

“A comida líquida é desviada do estômago e vai direto para a minha corrente sanguínea”, explicou. Embora não seja a solução mais agradável, Loretta estar cada vez mais feliz. “Com o tratamento, recuperei meu peso e agora tenho mais energia”, disse.

Apesar de nunca mais poder comer, Loretta não desistiu de sua paixão pela cozinha, que vem desde a infância, quando preparava doces com sua babá. Hoje, ela cria receitas e compartilha os resultados com seus seguidores no Instagram.

O processo é registrado por Amy Maidment, fotógrafa profissional que mora com Loretta. Ela também prova todos os pratos feitos e acaba tendo a função de “paladar” da chef britânica, que não se incomoda em não poder degustar suas criações.

“Estou muito aliviada por estar livre da dor depois de tantos anos. Tenho prazer em cozinhar e estar na cozinha é uma verdadeira saída criativa para mim”, afirmou a Loretta.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana