Noticias

Pandemia leva à falência 12 mil bares e restaurantes de São Paulo

Foto: iStock

Cerca de 12 mil bares e restaurantes da cidade de São Paulo encerraram definitivamente suas atividades por causa da pandemia do novo coronavírus.

+Governo de SP libera restaurantes para entregar pedidos na calçada
+Setor de bares e restaurantes diz que está em “estado terminal”
+35% dos bares e restaurantes do Brasil encerraram as atividades

Em outras cidades do Estado, outros 50 mil estabelecimentos decretaram falência, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (26) pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP).

De acordo com a associação patronal, 85% dos bares e restaurantes tiveram prejuízos em março por causa das restrições ao funcionamento do comércio e das regras mais duras para o distanciamento social impostas pelo governo do Estado.

Em janeiro passado, 52% estabelecimentos disseram ter registrado prejuízo, informou a Abrasel-SP ao canal de notícias “CNN Brasil”.

O levantamento feito pela entidade mostra ainda que 91% dos empresários do setor do Estado de São Paulo estão com problemas para pagar os salários dos funcionários, 73% demitiram colaboradores e 76% deles estão com algum tipo de dívida.

Por causa da situação que se agrava a cada dia, Joaquim Saraiva de Almeida, presidente da Abrasel-SP, afirmou que o “setor necessita de auxílio efetivo do governo urgente” para continuar a funcionar.

A Abrasel-RJ, por sua vez, informou que cerca de 3 mil estabelecimentos da cidade do Rio de Janeiro fecharam definitivamente as portas desde o início da pandemia – e mais falências podem ocorrer.

“Caso não sejam adotadas iniciativas que auxiliem o setor, continuaremos sofrendo com falências e vendo o Rio perder não apenas postos de trabalho, mas lugares amplamente identificados com a cultura da cidade”, disse.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana