Bebida

Destilado com maçãs de Chernobyl é apreendido pelas autoridades

Foto: Divulgação

As autoridades da Ucrânia revelaram que apreenderam, na semana passada, um lote com 1.500 garrafas de um destilado feito com maçãs cultivadas na zona de exclusão da usina nuclear de Chernobyl (Ucrânia), palco de um desastre radioativo em 1986.

+Cientistas criam vodca a partir de grãos vindos de Chernobyl
+Uísque tirado de navio afundado vai a leilão por US$ 12 mil
+Bacardi se arrepende de lançamento de vodca ‘para mulheres’

Segundo a Chernobyl Spirit Company, produtora da bebida, a polícia ucraniana confiscou todas as garrafas da ATOMIK Apple Spirit, que deveriam ser comercializadas em lojas do Reino Unido.

A ATOMIK é o primeiro produto feito para consumo humano feito na zona de exclusão de Chernobyl. Apesar de as maçãs serem cultivadas próximas à região do acidente nuclear, as frutas não oferecem risco às pessoas.

De acordo com reportagem da BBC, a bebida foi apreendida por não ter um selo de autorização ucraniano. “A alegação não faz sentido, já que as garrafas da ATOMIK seriam vendidas no Reino Unido e só precisam desse selo no mercado britânico”, afirmou Jim Smith, um dos fundadores da Chernobyl Spirit Company.

Smith, que também é professor da Universidade de Portsmouth (Reino Unido), se disse frustrado com a apreensão. Ele e outros cientista estão trabalhando há mais de três anos para criar uma bebida feita com alimentos cultivados na região e livre de elementos radioativos. O lucro obtido com a ATOMIK seria usado para ajudar a comunidade local.

Elina Smirnova, advogada da Chernobyl Spirit Company, disse que as autoridades ucranianas estão desrespeitando as leis do país e acredita que a empresa logo poderá comercializar o destilado. “A verdade vai prevalecer”, afirmou.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana