Bebida

Álcool é prejudicial ao cérebro em qualquer quantidade, diz estudo

Álcool é prejudicial ao cérebro em qualquer quantidade, diz estudo
Álcool é prejudicial ao cérebro em qualquer quantidade, diz estudo / Foto: iStock

Consumir bebidas alcoólicas, mesmo em doses pequenas, pode afetar o funcionamento do cérebro, afirma um estudo realizado com dados de mais de 25 mil pessoas por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

+Mentir sobre o preço melhora a avaliação de vinhos baratos, diz estudo
+Mais de 50% dos petiscos “saudáveis” têm muito sal ou gordura, diz estudo
+Cervejas no Brasil estão entre as mais baratas do mundo, indica ranking

Divulgado nesta quarta-feira (19), o levantamento indica ainda que quanto maior a quantidade de álcool ingerida, maior os danos ao órgão e pior o desempenho de suas funções.

“Não existem limites seguros, qualquer quantidade de bebida é prejudicial e afeta todas as regiões do cérebro. Anteriormente, se imaginava que apenas algumas regiões eram afetadas”, afirmou Anya Topiwala, autora do estudo e pesquisadora sênior na Universidade de Oxford, em entrevista ao jornal “The Guardian”.

Anya e sua equipe analisaram registros de 25.378 pessoas cadastradas no UK Biobank, um banco de dados projetado para ajudar a investigar os fatores genéticos e ambientais que levam as pessoas a desenvolver diferentes doenças.

O UK Biobank inclui Informações como idade, sexo, nível de escolaridade, tamanho do cérebro. Entre as pessoas que afirmaram ingerir uma grande quantia de bebidas semanalmente, a massa cinzenta apresentava uma redução média de 0,8%.

Segundo os pesquisadores, o prejuízo pode parecer pequeno, mas tem mais impacto a longo prazo de que outros fatores como obesidade e tabagismo. O estudo ainda destacou que beber vinho em doses moderadas não traz benefícios ao cérebro, como outras pesquisas chegaram a afirmar.

O estudo não é conclusivo e ainda precisa ser revisado por outros pesquisadores para ter suas validade reconhecida.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana