Noticias

Padeiro do interior de SP vai disputar Mundial de Panetone na Itália

Foto: iStock

Apesar de ser natural de Angatuba, interior de São Paulo, o chef Frederico Tomé, de 38 anos, tem impressionado com suas receitas italianas, entre elas o panetone. Em 17 de maio, Tomé se classificou em 1º lugar na seletiva do Campeonato Mundial de Panetone na Itália – a prova foi realizada em Caixas do Sul (RS).

+Panetone de cachorro-quente faz sucesso em São José do Rio Preto
+Aprenda a fazer uma rabanada de chocotone
+Confira receitas de panetone para fazer em casa

A vontade de Tomé de participar do concurso começou pela amizade com Francesco Paolo Lo Schiavo, amigo que faleceu por causa da covid-19 em 2020. Em entrevista ao “G1″, Fred conta que os dois planejavam levar as receitas brasileiras à Itália desde 2015, quando se conheceram.

“Um italiano de coração gigantesco. Quando o conheci percebemos que tínhamos um sonho em comum: a vontade de mostrar ao mundo um bom panetone brasileiro e nós tínhamos que mostrar isso de alguma forma. Foi uma perda imensurável, perdi o chão, um amigo, um parceiro que eu tinha muita estima. Mas ao invés de desanimar, decidi seguir em frente e fazer uma homenagem a ele”, afirmou.

Fred é especialista em fermentação natural e conta que já tinha algumas receitas de panetone nessa linha, mas para chegar à melhor receita precisou de dedicação.

“Consegui chegar a esta receita com muito esforço. Fui superando minhas próprias expectativas de receita de panetone. Foram noites e noites estudando, vendo a melhor combinação, melhor quantidade, melhores proporções. Foi assim que cheguei a essa receita vencedora”, disse.

A final do Campeonato Mundial de Panetone está prevista para outubro e ele vai concorrer com 34 padeiros de todo o mundo – inclusive com os famosos panetones italianos.

Para isso, ele diz que precisa de ajuda. “O projeto é caro, preciso de patrocinadores e ajuda. Mas sei que se eu pegar uma boa colocação, será um marco para o nosso País. Nunca houve um brasileiro na competição e esta é a nossa chance”, explicou.

O Panettone World Championship é organizado pela Accademia dei Maestri del Lievito Madre e del Panettone Italiano, e tem o objetivo de promover a qualidade do tradicional panetone artesanal italiano no mundo.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana