por Roberto Shimura

Ingredientes

Massa: 800 g de farinha de trigo; 180 g de açúcar; 5 g de leticina de soja; 40 g de leite em pó; 10 g de essência de panetone; 4 gemas; 5 g de sal; 150 g de manteiga; 130 ml de água; 400 g de goiabada cascão; 300 g de morango em passa; esponja de fermento quanto baste.

Esponja: 200 g de farinha de trigo; 60 g de fermento biológico fresco; 200 ml de água.

Modo de preparo

Esponja

Misture a farinha, o fermento e a água e deixe descansar por 30 minutos em superfície untada. Cubra a mistura com filme plástico e reserve.

Panetone

Em batedeira, com gancho de pão, junte a farinha de trigo, o açúcar, a lectina de soja, o leite em pó, a essência, as gemas, a esponja e a água. Acrescente o sal, misture e junte a manteiga.  Bata a massa até ficar lisa e homogênea. Adicione a goiabada em pedaços pequenos e os morangos inteiros, misturando lentamente. Divida a massa em 5 porções e deixe descansar por 20 minutos. Após o descanso, modele as porções em formato redondo e coloque-as em formas de papel para panetone, com capacidade para 500 g cada, sem untar. Deixe fermentar por mais 40 minutos ou até faltar um dedo para a massa alcançar a borda da forma. Asse os panetones em forno baixo, preaquecido, a 160°C, por 30 minutos. Consuma em até 7 dias.

Para servir

Corte o panetone em fatias grossas e sirva em seguida, ainda fresco.

Dica do chef

Se preferir, substitua o morango por outras variedades de frutas secas, como damasco.

Rendimento: 5 panetones (500 g)
Preparo: 2h30
Execução: difícil